sexta-feira, 16 de novembro de 2012





Biografia
Padre Guido Tonelotto nasceu em 3 de fevereiro de 1920, em Concórdia, Itália filho de José Tonelotto e Maria Zadro, irmão de Vitorino, Bruno e Amélia. Sua família vai residir na França, onde faz sua Primeira Comunhão em 1927, em Jallieu, Diocese de Grenoble; onde também foi crismado em maio de 1932. Aos 12 anos, ingressou no Seminário de Grenoble, onde ficou até 1939, quando a família voltou à Itália, à cidade de Verona.
Ingressa na Ordem Salesiana em 1939. Conclui os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Salesiano de Monteortono, em Pádua. A 29 de junho de 1948, é ordenado sacerdote, por D. Carlos Agostini, bispo de Pádua. na Igreja de Monteortono. Celebrou a primeira missa na Catedral de Concórdia, a 11 de julho de 1948. Iniciava-se ali grande missão de apascentar as "ovelhas de Cristo". Foi diretor, professor, orientador espiritual.
Em todas as atividades pastorais deixou o marco de seu carisma espiritual, sua caridade, seu serviço. Em maio de 1955, tornou-se um missionário Salesiano em terras brasileiras. Chegou ao Brasil em novembro de 1955. Rezou a sua primeira missa no Dia de Finados, no Colégio Salesiano de Carpina. Ainda em Carpina foi diretor do Seminário Menor e orientador do Aspirantado Salesiano. Conheceu então o Padre Dom Gentil Diniz, Pároco de Limoeiro (PE), futuro bispo de Mossoró. Em 1958, foi enviado à região Norte, onde dirigiu os Colégios Salesianos de Belém do Pará e Manaus.
Volta à Itália e assume a direção do Centro de Formação para Leigos na América latina. Permanece em Roma até 1973, quando aceita o convite feito por D. Gentil para trabalhar na Diocese de Mossoró. Inicialmente, na Paróquia de Martins. Até que em 1978 assume a Paróquia de São José, em Mossoró/RN. Fundou o Projeto Esperança, uma obra social voltada à assistência integral de crianças, adolescentes e jovens da periferia de Mossoró. É o grande incentivador do culto a Nossa Senhora da Esperança, o ícone polonês com mais de duzentos anos e Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira dos padres Salesianos.
O exemplo e a obra de Pe. Guido Tonelotto continuam fazendo bem a muitos, especialmente os pequeninos de Cristo