
Crianças e Adolescentes de Mossoró voltam a ser atendidos pelo Projeto Esperança
Segundo Padre Eliseu, pároco da Igreja de São José e coordenador do projeto, a retomada das atividades do Projeto Esperança era um sonho antigo que só foi possível com a ajuda dos fiéis da paróquia de São José. "Esse projeto norteou a vida de Padre Guido e o meu grande sonho era retomá-lo. Para que isso ocorresse contamos com a participação de todos os fiéis da Igreja de São José e de 25 pessoas que se engajaram diretamente no projeto como voluntários", informou o sacerdote.
O Projeto Esperança vai atender crianças e adolescentes da comunidade com atividades pedagógicas, reforço escolar e auxílio espiritual. Três equipes foram formadas para dar suporte aos participantes. Os trabalhos funcionarão em dois turnos - manhã e tarde - de terça a sexta-feira e vai atender a crianças e adolescentes com idades entre 10 e 16 anos. "Para as crianças menores estaremos promovendo atividades aos sábados. Com muita música, brincadeiras, diversão, o momento de oração e também será servido um lanche. A idéia é que todos os meninos e meninas atendidos saiam daqui com a barriguinha cheia e com a alma em festa", declarou Padre Eliseu.
Os pais interessados em colocar seus filhos no Projeto Esperança precisam apenas encaminhá-los a sede, que fica ao lado da Igreja de São José, no bairro Santo Antônio. "As portas do Projeto Esperança estão abertas para todas as crianças e adolescentes que queiram participar. Basta que venham até nós. Aqui uma equipe vai receber essas crianças e fazer um cadastro para que possamos acompanhá-los e ajudar a traçar um caminho de sucesso na vida", revela o Padre.
Nesta etapa inicial serão oferecidos lanches e brincadeiras. Durante a semana os alunos poderão participar de cursos de bijuteria, pintura, além de aula de dança, música e reforço escolar.
ressalta que o projeto tem como objetivo acolher, formar e orientar as crianças e os adolescentes na formação do caráter, e que o critério para entrar no projeto é que a criança ou adolescentes esteja na escola.
"Esse projeto é totalmente custeado pela paróquia de São José e da comunidade assistida pela igreja. Precisamos de doações para manter as atividades", preocupa-se. Uma das grandes preocupações é quanto a alimentação para as crianças. O projeto está aberto a parcerias para cursos profissionalizantes. A idéia é capacitar os alunos para que eles possam ter uma ocupação e não ficar na rua. Os interessados em ajudar ao Projeto Esperança devem procurar o padre Eliseu, na Paróquia de São José.